sexta-feira, 29 de maio de 2015


Professor ARNALDO ROSSI

O Professor Arnaldo Rossi nasceu em Pedreira-SP, aos 3 de novembro de 1910. Era filho de Luis Rossi e Doralice Benati Rossi.
Fez o curso Primário no Grupo Escolar Cel. João Pedro de Godoy Moreira, em Pedreira.
O curso Ginasial no Colégio Cesário Motta, em Campinas-SP, formando-se Professor Primário em 1933, pela Escola Normal Oficial “Carlos Gomes” em Campinas.
Em 1932, participou da Revolução Constitucionalista juntamente com Edu Rossi e Guilherme Filippini Junior.
Em 6 de fevereiro de 1934, foi nomeado Substituto Efetivo do Grupo Escolar de Pedreira.
Em 17 de dezembro de 1935, foi nomeado estagiário para o Grupo Escolar do Bairro dos Gonzagas em Promissão.
Em 28 de dezembro de 1936, foi efetivado na referida escola tendo assumido a direção interina do estabelecimento, durante o impedimento por licença do titular efetivo.
Em 4 de outubro de 1937, foi designado para substituir em Promissão, durante o impedimento do Sr. Francisco Moreira Filho, diretor daquele estabelecimento.
Em 30 de janeiro de 1940, foi removido por concurso para igual cargo no Grupo Escolar Randolfo Moreira Fernandes, em Indaiatuba-SP.
Em 26 de junho de 1941, contraiu matrimônio com Ana Ferrari e a 20 de abril de 1942, o lar do Prof. Arnaldo é agraciado com o nascimento do primogênito José Celso.
Em 28 de abril de 1942, foi nomeado para exercer em Promissão o cargo de diretor estagiário do Grupo Escolar do Bairro dos Gonzaga, 4ª categoria, em Promissão.
Em 14 de abril de 1944, nasce mais um filho, recebendo este o nome de Sérgio.
Em 20 de julho de 1944, foi efetivado no cargo acima, ficando exonerado do cargo de adjunto do Grupo Escolar Randolfo Moreira Fernandes, em Indaiatuba.
Em 6 de março de 1945, foi removido por concurso para as funções de Técnico de Educação com exercício no Grupo Escolar de Pereiras, de 4ª categoria.
Em 4 de maio de 1945, foi designado para exercer, a partir de 13 de março, as funções de Auxiliar de Inspeção em Pereiras.
Em 8 de janeiro de 1947, foi removido por concurso para exercer o cargo de diretor do Grupo Escolar Pedro de Toledo, em Lindóia-SP.
Em 30 de abril de 1948, seu lar foi enriquecido com o nascimento de sua filha, Maria Tereza.
Em 6 de fevereiro de 1948, foi removido por concurso para diretor do Grupo Escolar General Mascarenhas de Moraes, em Elias Fausto-SP.
Em 11 de fevereiro de 1948, assumiu a direção do Grupo Escolar Cel. João Pedro de Godoy Moreira, em Pedreira, sua terra natal, e no mesmo estabelecimento onde aprendeu as primeiras letras, permanecendo seu diretor até 30 de maio de 1964, quando se aposentou por merecimento.
Arnaldo Rossi, durante os 30 anos de magistério, dedicou-se inteiramente ao ensino, aprimoramento das crianças, sempre incansável, dando um exemplo de educador fiel aos seus compromissos.
Tinha verdadeiro amor às crianças de seu Grupo, onde sempre deu o melhor de si para o pleno desenvolvimento do ensino em Pedreira.
Após a sua aposentadoria pelo Magistério Paulista, foi nomeado Diretor da Escola Técnica de Comércio Municipal de Pedreira, que foi organizada sobre a sua orientação e capacidade.
Respondeu pela direção da mesma até o dia 25 de abril de 1968, data em que ocorreu o seu falecimento, perdendo assim a cidade de Pedreira, um dos seus filhos mais queridos e o ensino brasileiro, um grande educador.
Por proposta do então vereador Oswaldo Teixeira de Magalhães, deu entrada na Câmara, projeto para se dar ao Segundo Grupo Escolar de Pedreira, o nome de Prof. Arnaldo Rossi.
Tendo recebido total apoio, o pedido foi encaminhado para São Paulo e o Governador o transformou na Lei nº 10.366, de 17 de janeiro de 1969, publicado no Diário Oficial de 18 de janeiro de 1969.
A partir desta data, o estabelecimento passou a denominar-se Grupo Escolar Prof. Arnaldo Rossi.
No dia 26 de abril de 1969, foi realizada a festa de entronização do quadro do Prof. Arnaldo Rossi no estabelecimento que contou com a presença do Prof. Júlio da Silva Arruda, Delegado do Ensino Elementar de Amparo, Prof. Rufino da Silva, Inspetor Escolar do 1º Distrito, Oswaldo Teixeira de Magalhães, Prefeito Municipal de Pedreira e demais autoridades da cidade.

Pedreira, 26 de abril de 1969.
Fonte: Biografia do Prof. Arnaldo Rossi - cat. hist. n.º 32 - MHPP
Foto: Reprodução de fotografia - Arnaldo Rossi - acervo MHPP
(extraído do blog Memorial 9 de Julho, Pedreira-SP - http://memorial9dejulhopedreirasp.blogspot.com.br) 

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria! enorme abraço de vossos IAs do NC de Itapetininga!

    ResponderExcluir
  2. WALFRIDS ANTONIO POLONI boa tarde como posso contribuir mais com a pagina?
    Obrigado Tiago Broleze

    ResponderExcluir